Yes, we can

Vou falar um pouco sobre essa tal da autoestima que, no fundo, tem muito a ver com a imagem que fazemos de nós mesmas. Quando conseguimos ver no espelho uma garota cheia de qualidades é sinal de que nosso amor-próprio vai muito bem. Porém, basta enxergar mil problemas e está feita a confusão: nesse caso, a autoestima precisa de uma injeção de ânimo. Infelizmente, a maioria das menina faz parte da turma das não muito contentes assim. Ainda mas nessa fase, que o corpo muda muito rápido, tudo parece estar em metamorfose. E sem falar nas cobranças: pela escola, pelos amigos, pela família. E é difícil mesmo manter as emoções sob controle. Como consequência, começamos a achar que não vamos dar conta, pinta o desânimo, a tristeza e a frustação. Para passar longe disso, vale a pena se esforçar para aprender a cuidar dessa pessoa tão especial: você!
Separei algumas dicas para vocês.




Tente descobrir seu lado mais bonito. Já reparou como temos um ângulo que fotografamos melhor? Com as coisas que estão dentro da gente, funciona do mesmo jeito. Assim como um nariz pontudo, também temos um orgulho bobo, uma timidez que nos deixa meio paralisadas às vezes. Mas tente "tirar uma foto" de si mesma sem que esses "defeitos" fiquem em evidência. Perceba as boas lições que já aprendeu, as amizades que fez, as vitórias que alcançou - por menores que sejam. Nada aconteceu por acaso e, sim, porque você tornou possível.

Aceite seu jeito de ser. Você pode até radicalizar no visual. Os tratamentos de beleza estão aí pra isso mesmo. Também dá pra melhorar aquela mania de querer que a sua vontade seja feita sempre ou outra mania qualquer. Mas é legal saber que nem tudo pode ser modificado e algumas coisas até mudam, porém, levam tempo. Foque no que lhe faz bem e esqueça o resto.

Corra o risco de errar. Onde a gente não tem o que perder o que vier é lucro. Então cai pá dentro (oiahoiahiuha) nos desafios que aparecer, não tenha medo e ultrapasse-os. E se não der certo, tudo bem, VOCÊ TENTOU, e isso é o que importa! É com experiência que a gente vence os desafios e se prepara para enfrentar outro maiores.




Ria dos foras que dá. Com bom humor, o pior tombo do mundo ou a maior bobagem dita em alto e bom som na classe - ficam do tamanho que são: pequenos e insignificantes. Logo, os outros vão esquecer e, enquanto isso não acontece, ria do seu próprio mico.

Seja flexível. Você planejou todos os detalhes da sua festa de 15 anos e, de repente, percebeu que não ia rolar como tinha sonhado? Ou esperou semanas para ficar com um garoto e achou que nem foi tudo isso? Estar preparada paa as mudanças repentinas é a maneira mais fácil de não se frustrar tanto. Acontece e pronto!

Tente ser otimista. Jogue-se na vida, sem pensar duas vezes. Até pinta uma tristezazinha de vez em quando, porque nem tudo sai como a gente gostaria. Nesses momentos lembre-se de algo legal, divertido ou mesmo de alguém que ama muito. Assim, as alegrias vêm em dobro.

Valorize o que tem de bom. Faça uma listinha dos melhores amigos, das coisas mais legais que aprendeu, das suas qualidades. Tudo isso ajuda a espantar a baixa autoestima.



0 comentários:

Postar um comentário

Douce Poison - Todos os direitos reservados. | Design by Dream Data Designers | Abril de 2012.