Profissão: Designer de Moda


Depois que me perguntaram (mais uma vez) se eu iria fazer faculdade de moda, fiquei com mais vontade ainda de fazer um post sobre isso. Acho que várias meninas já tiveram (ou tem) vontade de cursar moda. É o mesmo com vocês? então, por isso eu pesquisei um pouco e encontrei as perguntas mais frequentes por pessoas que estão em duvida se vão ou não cursar. Vamos lá:



O que é ser um designer de moda?


O designer de moda é o profissional que usa suas habilidades, imaginação e criação gráfica para a confecção de desenhos modelo nas mais diversas áreas, como roupas, acessórios, decoração, etc. Esses profissionais mantém suas experiências pessoais como referências que agregam valor as suas criações e interferências nos processos criativos ou produtivos, a partir da junção de conceitos, gostos, sensibilidade, tendências, conhecimentos, embasamentos científicos e muita técnica. Sua busca deve transpor os limites do mundo fashion, abrangendo pesquisas nas mais variadas áreas, de maneira globalizada. 
Diferentemente de um estilista - profissional que lida com o mercado e com a marca a ser atribuída às peças confeccionadas - o designer de moda é o fornecedor de material para a composição de desfiles, de ambientes decorativos, etc.

Qual a formação necessária para ser um designer de moda?


Hoje as faculdades e escolas de ensino técnico propõem vários cursos de Moda e Design que podem ter duração de 2 a 4 anos. As disciplinas como história da arte, modelagem, corte e costura etc, podem contribuir e aprimorar muito as habilidades natas de cada designer. Após o término dos cursos superiores, existem os cursos de especialização, que distinguem as variações entre design de moda, gráfico, industrial, etc. É fundamental para um bom designer o conhecimento das metodologias de pesquisa, tecnologias e processos - principalmente de modelagem e costura - para que possa estar sempre aprimorando suas habilidades e percepções, voltadas para o desenvolvimento dentro do mercado atual. Não apenas do produto, mas com as interfaces do ambiente de trabalho, estruturas, métodos, materiais, decoração, embalagem, podendo interferir até na fase de projeção no mercado, mídia, marketing e publicidade.


O que você pode fazer:

Consultoria

Trabalhar como personal stylist, ajudando os clientes a combinar roupas, cores e estilos.

Coordenação

Gerenciar a compra de coleções de roupas para lojas e magazines. Coordenar as equipes de estilos tanto em indústrias e confecções como em magazines e orientá-las para as tendências da moda.

Design/Estilismo

Criar roupas (estilismo), joias, bijuterias, calçados e bolsas (design de acessórios) ou desenhar estampas e padrões e elaborar novos tecidos para tecelagens (design têxtil).

Fotografia

Acompanhar a produção de fotos de moda para revistas, catálogos, exposições e anúncios.

Gerenciamento

Desenvolver produtos e supervisionar a compra de materiais para sua produção e comercialização.

Modelagem

Transpor para moldes os desenhos dos estilistas, desenvolvendo modelos-piloto para orientar a produção.

Negócios

Atuar como gestor na cadeia de produção, distribuição, divulgação e comercialização da moda e desenvolver estratégias de negócios e marketing.

Produção

Fazer desfiles, catálogos, editoriais de revistas e organizar campanhas publicitárias.

Precisa saber desenhar para entrar na faculdade?

Precisa ter uma noção básica de desenho. Se você já sabe desenhar, ótimo, agora é só evoluir e ampliar o seu talento. Agora se não tem noção alguma, sugiro que faça um curso básico de desenho antes de entrar na faculdade. O desenho é muito importante, por que com ele bem preciso sua peça ou coleção será executada com muito mais perfeição.

UM ALERTA: se você pensa ou está pensando em fazer uma faculdade de Moda, porque adora moda, adora ler blogs de moda e ama muito todo esse universo, CUIDADO, sugiro que começe a pesquisar mais sobre esse assunto porque não é bem assim que funciona. Não caia na ilusão que ao entrar na faculdade você vai aprender a se vestir bem, ter passes livres em desfiles e semanas de moda, saber "combinar"suas roupas, e ser uma Dyva porque isso minha amiga é pura ilusão meeesmoo.
O estudo profissional da Moda exige de você muita mais muita criatividade, muita dedicação, ser uma pessoa que se interesse por tudo que acontece no mundo, muita leitura, muito estudo e não é nada fácil como todo mundo pensa. Mais esse perfil de estudante de moda será motivos para próximos posts, por hora é isso.

(As informações foram tiradas de vários sites, inclusive do Guia do Estudante)
Então gente, se vocês pensam em cursar moda (como eu), estudem, analisem e se dediquem. Acompanhe blogs que fale de moda (como o nosso, hihi), assista programas de moda, acompanhe as semanas de moda que estão acontecendo (lembrando que semana que vem começa o SPFW \o/). 

Se vocês quiserem saber mais sobre alguma profissão ou tiverem alguma duvida, podem mandar pelo twitter ou deixar nos comentários (enquanto o email não fica pronto ok?).

Beijas
Pâmela Alencar


0 comentários:

Postar um comentário

Douce Poison - Todos os direitos reservados. | Design by Dream Data Designers | Abril de 2012.